Home » Marketing Digital » SEO: o elo perdido na era do marketing de conteúdo

2

SEO é, há anos, uma das práticas mais louváveis e requisitadas por empresas que se preocupam em posicionar bem seus sites institucionais e e-commerces em sites de busca como GoogleYahoo! Bing.

Indiscutivelmente, o foco do SEO está no Google, afinal, é o maior e mais utilizado site de buscas que temos atualmente. Uma vez que as práticas de busca do usuário não estam sob o poder de escolha dos especialistas em SEO e web marketers, resta adequar-se aos caprichos e constantes mudanças de algoritmo que a ferramenta promove para, segundo eles, melhorar a experiência e a relância dos resultados para os usuários.

Não colocando em cheque essa preocupação do Google com o usuário, o fato é que muito do que o SEO pregou e ainda prega, vem, no mínimo, deixando de ser o “X da questão” quando se trata de posicionar bem seu site nos resultados de busca.

Jennifer Wong, Gerente de Marketing da Optify, defende em um recente artigo na iMediaConnection, entre outras coisas, que uma das principais práticas que a área deve adotar em 2013 é o marketing de conteúdo, aliado ao uso de softwares para automatização na gestão desse conteúdo.

Marketing de Conteúdo

Se tem uma coisa que nunca deixou de ter importância para os buscadores é exatamente a construção e a gestão de conteúdo. Diariamente são feitas inúmeras pesquisas por assuntos diversos. Quanto mais conteúdo sobre determinado assunto você tiver, mais relevância nos resultados de busca você terá, relevância essa que aumentará na medida em que as visitas do seu site aumentarem por conta desse conteúdo gerado.

Estamos abordando aqui algo que ultrapassa as barreiras do estritamente profissional ou comercial. O marketing de conteúdo é algo que abrange áreas técnicas como o SEO e a própria gestão de conteúdo, mas que está diretamente ligado ao que Gil Giardelli, CEO da Gaia Creative, chama de Era do Compartilhamento.

Compartilhar é o verbo da vez. Fazemos isso no Facebook, no Twitter, no Youtube, enfim, onde quer que estejamos no mundo digital. Esse compartilhamento do qual Gil fala não é o simples compartilhar de assuntos e interesses: a questão chave é o “compartilhar conhecimento”. Essa é uma parte importante para o marketing de conteúdo. Partindo do pressuposto de que cada pesquisa equivale a uma pergunta, é válido lembrar do bom e velho “quem pergunta quer saber”. Sendo assim, satisfazer a necessidade do usuário seria responder à pergunta feita por ele, o que normalmente emprega esse compartilhamento de conhecimento e, claro, a criação de conteúdo.

Algumas práticas de SEO são como alicerces para a construção de conteúdo e nunca deixarão de ter sua importância na melhora da posição em resultados de busca, como diz Brian Easter, CEO da Nebo Agency. Selecionar as palavras-chave apropriadas, otimizar as estratégias on-page e asmeta-tags, assim como automatizar o máximo possével suas estratégias off-page, são práticas a serem tomadas hoje e sempre.

Porém, produzir conteúdo relevante, que satisfaça as necessidades do usuário, ou seja, responda as dúvidas que ele tiver, é uma das estratégias mais certas a serem seguidas para aumentar a relevância do seu site, posicioná-lo melhor dentro das palavras-chave que você considera como importantes para o seu ramo e, de quebra, tem o poder de transformar usuários em clientes. Tudo está no modo em como você pretende adequar as estratégias de marketing de conteúdo e SEO ao seu site e público-alvo.

Você acha que o marketing de conteúdo pode fazer a diferença? Deixe sua opinião nos comentários.

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do blog

Tags:

2 Comentários

  1. Rodrigo Maia disse:

    Sem dúvidas a melhor estratégia para médio, longo prazo. Como dizem sempre por ai que conteúdo é rei, hoje em dia quem investe em conteúdo de qualidade só tem a ganhar tanto financeiramente com seu projeto como em posições nos resultados de busca.

  2. Leandro Silva disse:

    Realmente Conteúdo de qualidade e fundamental para o crescimento de um blogueiro na blogosfera…
    Parabéns pelo excelente artigo
    Grande abraço e sucesso @gora

Deixe um comentário