Home » Programação » Pegar número de visualizações de um vídeo do YouTube com PHP

0

Para quem acompanha o Aprenda Criar sites sabe o quanto gosto de trabalhar com APIs. Já vimos aqui como pegar as fotos em miniatura de vídeos do YouTube e também do Vimeo usando PHP e neste artigo vou mostrar para você como pegar o número de visualizações de um vídeo do YouTube.

Para pegar o número de views, vamos trabalhar obviamente com a API do YouTube e um pouco de código PHP para resgatar especificamente a informação sobre a quantidade de visualizações que o vídeo teve. No final você terá uma função que poderá ser usada em todo seu site para pegar o número de views e guardar em um banco de dados por exemplo.

Para ficar mais fácil de entender, vamos usar como modelo o vídeo onde falo como criar testes A/B no Google Analytics. O link para o vídeo é https://www.youtube.com/watch?v=cEYFaBh7gCA

Repare no trecho em vermelho. Este é o código do vídeo no YouTube. Ele é único e vamos precisar desse código para trabalharmos com a API do YouTube.

Logo mais abaixo podemos ver um link que trás todas as informações de um vídeo no YouTube:

https://gdata.youtube.com/feeds/api/videos/#ID_VIDEO#?v=2&alt=json

No link acima substitua o ID vídeo pelo código do vídeo. Ficamos então com o link:

https://gdata.youtube.com/feeds/api/videos/cEYFaBh7gCA?v=2&alt=json

Agora que você já sabe o link que trás todas as informações de um vídeo do YouTube é hora de filtrar essa informação para pegar somente o número de views do vídeo. Neste caso acompanhe o código abaixo e veja meus comentários.

No arquivo JSON recuperado do vídeo, existem informações completas e você pode verificar todos os itens de uma forma mais fácil adicionando o seguinte trecho de código logo abaixo da linha 11:

Agora para facilitar a captura do número de visualizações de um vídeo vamos criar uma função baseada na no artigo sobre como pegar as imagens miniaturas dos vídeos do Youtube.

A função acima está bem comentada mas caso você tenha alguma dúvida por favor faça um comentário.

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do blog

Tags:

Deixe um comentário