Home » Programação » Função para validar CPF com PHP

5

Quando fazemos sites ou sistemas online, muitas vezes é necessário pedir o CPF do usuário para um cadastro de cliente em uma loja virtual, por exemplo. Assim como é importante validar data e hora com PHP, também é muito importante validar o CPF quando ele é necessário.

Usando os poderes das expressões regulares, podemos facilmente fazer uma validação simples de CPF. Primeiro, precisamos definir qual será o padrão aceito na hora de realizar a validação do CPF com PHP.

Para seguirmos com o exemplo, vou considerar que o CPF será formado por números, pontos e hífen. Com isso, tenho o seguinte padrão de um CPF: “999.999.999-99”.

Como fazer validação de CPF com expressões regulares

Usar expressões regulares é uma forma simples e rápida de validar um CPF com PHP. Então como você pode fazer isso? Veja no exemplo:

No exemplo acima, valido um CPF com expressões regulares onde a regra para passar na validação será: três números seguidos de um ponto, seguido de mais três números e novamente mais um ponto. Depois devem vir mais três números seguidos do hífen, terminando com mais dois números.

Claro que no exemplo acima só estou verificando o padrão dos caracteres, só que um CPF é muito mais que somente números, pontos e hífens.

Para quem não sabe, os dois últimos dígitos de um CPF são números que validam os números anteriores, seguindo uma regra matemática. Através de uma fórmula, os nove primeiros dígitos são calculados e o resultado desse cálculo é validado usando os dois últimos dígitos.

Para facilitar a validação de CPF com PHP crie uma função. Ela está bem comentada para melhor entendimento:

Como utilizar a função de validação de CPF

É bem simples para você validar usando a função acima, basta seguir o exemplo:

A fórmula matemática para validar CPF pode parecer complicada, mas são contas básicas que estão acontecendo ali. É muito importante fazer esse tipo de validação de dados em todo sistema onde você precise de um CPF.

O que você achou da função? Deixe um comentário e curta usando os botões das redes sociais ao lado.

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do blog

Tags:,

5 Comentários

  1. Lucas disse:

    Muito Bom, parabéns.

  2. parabens, otimas informações!

  3. obrigado por isso meu filho

    sinto que fiquei 5% mais nerd fazendo essa function no meu projeto.
    Irei até zuar os nerd

    valeu chefia

  4. William kingston disse:

    Boa informação amigo muito bem explicado.

Deixe um comentário