Home » Otimização de site » Forçar links com www e sem www

0

Uma das decisões que devem ser tomadas quando se cria um novo site ou blog é se ele irá usar www ou não no início. Para uns pode até ser uma questão de estética do link. Realmente alguns links ficam melhores e outros não com ou sem o www. no início.

Uma das coisas mais importantes que uma decisão inicial do uso ou não do www no início do link é com relação ao SEO. Quando você decide qual usar você acaba evitando conteúdo duplicado.

Um exemplo de conteúdo duplicado seria o o link http://www.dominio.com.br/link-post-1 e http://dominio.com.br/link-post-1. Neste exemplo, você pode ver que o link-post-1 é acessível tanto usando o www. no início como sem usar.

Caso você tenha uma hospedagem de site usando um servidor Apache com mod_rewrite ativo (a maioria tem ativado por padrão), fica bem fácil configurar para usar somente com www ou sem o www.

Para configurar basta criar um arquivo .htaccess (isso mesmo, com um ponto no início) e escolher uma das configurações abaixo:

Forçar o uso do www nos links

Forçar a remoção do www nos links

Não se esqueça de trocar seu-site para seu domínio e mesmo que você já tenha seu site publicado não se preocupe. Os dois exemplos acima  fazem um redirecionamento 301 garantindo que você não vai perder PageRank.

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do blog

Tags:,

Deixe um comentário