Home » Programação » Como pegar a imagem miniatura de um vídeo do YouTube

1

Muitas vezes precisamos adicionar vídeos do YouTube em algum site. Vamos supor que você tenha uma área em seu site onde existe uma galeria de vídeos do YouTube. Como apresentar uma lista de vídeos? Não é adequado por o iframe do vídeo direto na listagem. Primeiro que o player teria que ficar pequeno e segundo que seu site ficaria pesado.

Nestes casos o ideal é pegar a imagem miniatura dos vídeos do YouTube para exibir nesta listagem e abrir o vídeo somente se a pessoa clicar nele.

Como pegar a imagem do vídeo do YouTube

Se você olhar nos links dos vídeos do YouTube irá perceber que ele é formado com um padrão. Vejamos um link de exemplo:

http://www.youtube.com/watch?v=cEYFaBh7gCA

Repare na parte em vermelho onde temos o código do vídeo. É com este código que podemos resgatar as imagens miniaturas de um vídeo no YouTube. Veja no exemplo abaixo que temos 4 imagens do vídeo do link acima.

http://i1.ytimg.com/vi/cEYFaBh7gCA/0.jpg

http://i1.ytimg.com/vi/cEYFaBh7gCA/2.jpg

http://i1.ytimg.com/vi/cEYFaBh7gCA/3.jpg

Repare que a parte em vermelho do link das imagens em miniatura são os mesmos e só muda o final: default.jpg, 0.jpg, 1.jpg, 2.jpg e finalmente 3.jpg

Agora em um sistema administrativo de um site você vai criar e não vai pedir pro cliente inserir somente este código para adicionar um vídeo não é? O ideal seria falar para ele copiar o link inteiro e cadastrar no sistema administrativo.

Como extrair o código do link com PHP

Para extrair o código do link de exemplo acima, que serve para qualquer outro link de vídeo do YouTube vamos utilizar algumas funções do PHP.

Para facilitar criei a função acima, ela está toda comentada para melhor entendimento. Veja como pegar imagens miniaturas (thumb) do Vimeo.

 

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do blog

Tags:

1 Comentário

Deixe um comentário