Home » Marketing Digital » Como melhorar a taxa de abertura e cliques do seu e-mail marketing

0

Independentemente do tipo de negócio que você tenha online uma das formas de se comunicar com seus clientes é através do e-mail marketing. Através do envio de mensagens em forma de newsletter ou promoções você mantem seu cliente engajado fazendo ele se lembrar de você, ajudando muito no branding de sua marca.

Como manter sua base de e-mails atualizada

O e-mail marketing muitas vezes pode ser confundido com spam, o que não é nada bom, porém se você o fizer da forma certa os resultados são animadores. Nada de comprar bases de e-mail que você ao menos sabe de onde surgiram tantos endereços que podem nem existir, o ideal é você construir uma base de forma gradual e com autorização dos destinatários.

Existem muitas formas de você conseguir aumentar sua base de e-mail. Uma delas é criar infoprodutos grátis para download. Pode ser um e-book ensinando como adestrar cães (caso seu negócio seja um petshop ou loja de produtos pet) ou um manual para a pessoa emagrecer sendo que para a pessoa receber este infoproduto ela tenha que informar seu e-mail.

Existem outras formas de conseguir o e-mail das pessoas: checkbox no seu cadastro de clientes onde a pessoa autoriza o site enviar novidades por e-mai. Muitas vezes e negligenciada, é bem simples de se implementar em seu site ou loja virtual.

Melhorando a taxa de abertura e cliques de seu e-mail marketing

Uma das coisas que a internet proporciona, diferente de outros tipos de mídia, são os testes. Através deles você pode obter muitas informações importantes para depois tomar decisões melhores e alavancar suas vendas.

O que é o teste A/B

O teste A/B no e-mail marketing nada mais é do que pegar uma amostragem de contados de sua base de e-mail e criar duas mensagens distintas, com assuntos diferentes ou conteúdo modificado e enviar estes dois e-mails. Depois é só aguardar os resultados.

Por exemplo, imagina que você tenha uma agência de viagens e queira fazer um teste A/B promovendo uma viagem para Paris e quer saber qual das mensagens terá a maior taxa de abertura e cliques. Suponhamos também que você tenha uma base de e-mails com 20 mil contatos.

Para este teste você poderia criar duas mensagens com assuntos distintos:

Assunto 1: Conheça os melhores lugares para visitar em Paris.

Assunto 2: Paris: Aproveite o máximo sua viagem.

Como você não quer testar com toda sua base você pegaria 10% dela e enviaria para mil contatos a mensagem com o assunto 1 e mil com o assunto 2. Após um período você já teria métricas para tomar a melhor decisão. Continuando com o exemplo, imagine que a mensagem do assunto 1 teve uma taxa de abertura de 35% e a mensagem com assunto 2 teve uma taxa de abertura de 42% logo a mensagem com assunto 2 ganhou a disputa no teste A/B. Neste caso você enviaria para os outros 18 mil contatos a mensagem com assunto 2.

Existem outras métricas que você pode analisar para tomar a decisão de quem ganhou o teste A/B:

  • Taxa de abertura da mensagem.
  • Taxa de cliques nos links da mensagem.
  • Taxa de conversão (A mensagem vendeu alguma viagem?)

Ferramentas para envio de e-mail marketing com teste A/B

Existem muitas sistemas online nacionais e internacionais para gerenciar o envio de e-mail marketing, no entanto algumas possuem o recurso para fazer de forma mais simples e automatizada possível os testes A/B.

Após fazer seus testes e esperar o retorno faça novos testes sempre procurando a melhor taxa de abertura e cliques em seu e-mail marketing. Com isso você irá ganhar conhecimento do que as pessoas querem receber e qual as mensagens mais persuasivas que geram maior retorno para seu negócio.

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do blog

Deixe um comentário