Uma das coisas que a internet proporciona para melhorar o ROI são os testes. Com os testes você pode ver qual tipo de e-mail marketing tem o melhor resultado ou testar diferentes tipos de elementos de uma página na internet. Utilizando os chamados testes A/B você pode comparar duas ou mais versões e após o período de testes ver qual o melhor resultado e adotar como layout padrão até decidir fazer novos testes sempre em busca do melhor retorno sobre o investimento.
Infelizmente desenvolver testes A/B em páginas na internet não é tão simples assim. Você tem que fazer as duas versões de design (ou textos) e, por amostragem, pegar uma parte de sua audiência para testar. Isso sem contar que você teria que desenvolver os relatórios para depois tomar a melhor decisão.
O Google, pensando em facilitar a vida de quem quer fazer estes testes A/B, criou dentro do analytics uma ferramenta para realizar estes testes A/B de uma forma simples, rápida e com relatórios amplos. São as experiências. Lá você consegue colocar em comparação até 9 variações e contando com a versão original são 10 páginas que podem ser testadas ao mesmo tempo.
Neste vídeo você vai aprender como criar testas A/B com o Google Analytics.
Após o período de testes você pode consultar os relatórios e concluir qual é a melhor versão que consegue converter mais visitantes em clientes por exemplo.
E você já testou suas páginas com testes A/B. Deixe um comentário.
Bom Tutorial =)
Obrigado pela visita.
Oi Rodrigo!
Gostei da sua forma de explicar,
ficou bem fácil de entender.
Abraço.
Que bom que gostou. Usando testes A/B você pode aumentar muito as vendas em seu site.
Legal! Só tenho uma dúvida: funciona com domínios diferentes?
Valeu! Abraço
Olá Evandro, nunca testei com domínios diferentes. Pode ser que funcione caso você configure seu analytics para ele funcionar em dois ou mais domínios. Isso eu sei que é possível.
Com URLs amigáveis há alguma possibilidade de ser feito o teste? Por exemplo uma loja virtual com N URLs de produtos amigáveis, como seria a aplicação?
Olá Anderson, obrigado pela visita. É possível fazer com qualquer URL do seu domínio. O Google Analytics vai adicionar algumas parâmetros a mais nela em forma do que é chamado de query string. Faça o teste com sua URL. Provavelmente vai funcionar perfeitamente se seu site estiver bem programado. Se for wordpress ao algum outro CMS, loja virtual pode apostar que os testes A/B funcionarão perfeitamente.
Obrigado pelo retorno Rodrigo.
Mas por exemplo para esta URL: http://ahsstore.commercesuite.com.br/tenis-nike-anodyne-ds-pr-6-348113.htm
Como seria o modo que poderia cadastrar no GA? Existem outras URLs de ofertas que seguiriam o mesmo esquema e precisaria também aplicar o teste nelas.
Por exemplo:
> http://ahsstore.commercesuite.com.br/ccc-pr-12-348113.htm
> http://ahsstore.commercesuite.com.br/123-pr-10-348113.htm
Rodrigo, consegui resolver o problema.
Na URL inicial coloco apenas: http://ahsstore.commercesuite.com.br/
Depois para cada teste eu declaro apenas um parâmetro relativo. Por exemplo: “?var=1″, “?var=2″.
Ajuda: https://support.google.com/analytics/answer/2664470?hl=pt-BR
Exato Anderson, você só precisa por o final do link após o endereço do seu domínio.
Olá
A pergunta é meio idiota, mas não sei como fazer.
Eu quero fazer o teste da minha página inicial, como faço para criar uma página de variação? não sei como fazer
obs: uso o wordpress
Simples Bruno, o primeiro link você informa sua index e o segundo põe a página com a variação. O WordPress tem o menu “Páginas” onde você pode criar uma variação.
Desculpe a ignorância amigo mas, então preciso criar dois homes para conseguir fazer o teste, correto? Outra coisa, vou colocar os urls das paginas no GA e depois que eu pegar o codigo e colocar nas 2 páginas é só isso? Se o trafego vier pelo adwords, busca orgânica, e-mail marketing ou direto para todos alternará a exibição das variaçoes automaticamente? Se sim, quem faz isso, o GA através do codigo? ou meu e-commerce tem que ter alguma função a mais e o GA só mensura?
Olá Lima,
Sim você vai precisar de dois links para fazer o teste. Com relação ao AdWords eu não posso dar certeza mas acredito que sim. Só por o código já que os dois produtos são do Google eles devem trabalhar em conjunto.
Tá, mas ainda nao ficou claro, então por exemplo, durante esse teste, digamos que vou fazer uma campanha de e-mail marketing e lá preciso colocar uma imagem que link direto para minha home. Preciso ficar alterando os links? ou é só colocar o link normal http://www.meusite.com.br e o proprio google vai alternar as páginas para mim…. é isso que nao fica claro nesse teste A/B nem nos artigos do google eles falam sobre isso claramente…
Sim Lima, você aponta para a página principal. O Google vai revezar entre as variações que você colocou para teste incluindo a original.