Home » Otimização de site » Como fazer testes A/B com o Google Analytics

17

Uma das coisas que a internet proporciona para melhorar o ROI são os testes. Com os testes você pode ver qual tipo de e-mail marketing tem o melhor resultado ou testar diferentes tipos de elementos de uma página na internet. Utilizando os chamados testes A/B você pode comparar duas ou mais versões e após o período de testes ver qual o melhor resultado e adotar como layout padrão até decidir fazer novos testes sempre em busca do melhor retorno sobre o investimento.

Infelizmente desenvolver testes A/B em páginas na internet não é tão simples assim. Você tem que fazer as duas versões de design (ou textos) e, por amostragem, pegar uma parte de sua audiência para testar. Isso sem contar que você teria que desenvolver os relatórios para depois tomar a melhor decisão.

O Google, pensando em facilitar a vida de quem quer fazer estes testes A/B, criou dentro do analytics uma ferramenta para realizar estes testes A/B de uma forma simples,  rápida e com relatórios amplos. São as experiências. Lá você consegue colocar em comparação até 9 variações e contando com a versão original são 10 páginas que podem ser testadas ao mesmo tempo.

Neste vídeo você vai aprender como criar testas A/B com o Google Analytics.

Após o período de testes você pode consultar os relatórios e concluir qual é a melhor versão que consegue converter mais visitantes em clientes por exemplo.

Relatório Google Analytics - Teste A/B

E você já testou suas páginas com testes A/B. Deixe um comentário.

 

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do blog

17 Comentários

  1. Oi Rodrigo!

    Gostei da sua forma de explicar,
    ficou bem fácil de entender.

    Abraço.

  2. Evandro disse:

    Legal! Só tenho uma dúvida: funciona com domínios diferentes?
    Valeu! Abraço

    • Rodrigo Maia disse:

      Olá Evandro, nunca testei com domínios diferentes. Pode ser que funcione caso você configure seu analytics para ele funcionar em dois ou mais domínios. Isso eu sei que é possível.

  3. Anderson disse:

    Com URLs amigáveis há alguma possibilidade de ser feito o teste? Por exemplo uma loja virtual com N URLs de produtos amigáveis, como seria a aplicação?

  4. Bruno Costa disse:

    Olá
    A pergunta é meio idiota, mas não sei como fazer.
    Eu quero fazer o teste da minha página inicial, como faço para criar uma página de variação? não sei como fazer
    obs: uso o wordpress

    • Rodrigo Maia disse:

      Simples Bruno, o primeiro link você informa sua index e o segundo põe a página com a variação. O WordPress tem o menu “Páginas” onde você pode criar uma variação.

  5. M. Lima disse:

    Desculpe a ignorância amigo mas, então preciso criar dois homes para conseguir fazer o teste, correto? Outra coisa, vou colocar os urls das paginas no GA e depois que eu pegar o codigo e colocar nas 2 páginas é só isso? Se o trafego vier pelo adwords, busca orgânica, e-mail marketing ou direto para todos alternará a exibição das variaçoes automaticamente? Se sim, quem faz isso, o GA através do codigo? ou meu e-commerce tem que ter alguma função a mais e o GA só mensura?

    • Rodrigo Maia disse:

      Olá Lima,

      Sim você vai precisar de dois links para fazer o teste. Com relação ao AdWords eu não posso dar certeza mas acredito que sim. Só por o código já que os dois produtos são do Google eles devem trabalhar em conjunto.

  6. M. Lima disse:

    Tá, mas ainda nao ficou claro, então por exemplo, durante esse teste, digamos que vou fazer uma campanha de e-mail marketing e lá preciso colocar uma imagem que link direto para minha home. Preciso ficar alterando os links? ou é só colocar o link normal http://www.meusite.com.br e o proprio google vai alternar as páginas para mim…. é isso que nao fica claro nesse teste A/B nem nos artigos do google eles falam sobre isso claramente…

    • Rodrigo Maia disse:

      Sim Lima, você aponta para a página principal. O Google vai revezar entre as variações que você colocou para teste incluindo a original.

Deixe um comentário